HOME > Mundo

Secretário-Geral da ONU pede solução pacífica para conflito na Ucrânia

António Guterres diz que a ONU realiza esforços em prol do fim do conflito

António Guterres (Foto: TASS)

Prensa Latina - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, insistiu neste domingo (23) na urgência de alcançar uma proposta de paz “justa, sustentável e abrangente” para pôr fim ao conflito na Ucrânia.

Em declaração oficial, Guterres pediu o fim imediato das hostilidades no país europeu, lamentando as milhares de mortes e destruição relatadas após três anos de comnflito.

Ele também saudou todos os esforços para alcançar uma paz justa e inclusiva e garantiu que a ONU está pronta para apoiar qualquer iniciativa nesse sentido.

O chefe da organização internacional fez esta declaração por ocasião da passagem do 3º aniversário do início do conflito, no dia 24 de fevereiro.

Segundo o presidente Vladimir Putin, o objetivo da Operação Militar Especial iniciada nessa data há três anos é proteger a população do "genocídio de Kiev" e abordar os riscos à segurança nacional impostos pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte em direção ao leste.

Enquanto isso, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que a ação militar era a única maneira de proteger a Rússia e seus cidadãos, e "o tempo mostrou que essa difícil decisão era a única correta e possível".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...