HOME > Mundo

Rússia liberta da prisão Marc Fogel, cidadão estadunidense

Marc Fogel, ex-funcionário da embaixada dos EUA, foi condenado a 14 anos de prisão na Rússia por acusações de tráfico de drogas

Marc Fogel (Foto: Reuters/TASS)

247 - A Rússia libertou o cidadão estadunidense Marc Fogel após negociações com os assessores do presidente Donald Trump, informa o site RT.

Fogel, ex-professor e diplomata dos EUA, foi condenado a 14 anos de prisão em 2022 por acusações de tráfico de drogas.

Na manhã de terça-feira (11), vários sites relataram que um jato particular pertencente ao Enviado Especial dos EUA para o Oriente Médio Steve Witkoff entrou no espaço aéreo russo e pousou em Moscou. A embaixadora dos EUA na Rússia Lynne Tracey foi vista mais tarde pela RIA Novosti no Ministério das Relações Exteriores da Rússia. 

“Hoje, o presidente Donald J. Trump e seu enviado especial Steve Witkoff podem anunciar que o Sr. Witkoff está deixando o espaço aéreo russo com Marc Fogel, um americano que foi detido pela Rússia”,  disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, em um comunicado, acrescentando que Trump, Witkoff e outros conselheiros presidenciais negociaram sua libertação como parte de “uma troca”.

Waltz elogiou a libertação de Fogel como uma “demonstração de boa fé dos russos e um sinal de que estamos caminhando na direção certa para acabar com a … guerra na Ucrânia”.

Carregando anúncios...