Partido japonês de extrema direita cresce com discurso contra imigração e inspiração em Trump
Partido trumpista conquista 14 cadeiras no Senado japonês com apelos populistas, presença digital marcante e promessas de cortes sociais e fiscais
247 - Com uma campanha marcada por forte retórica contra a imigração, teorias conspiratórias e inspiração no estilo político do presidente dos EUA, Donald Trump, o partido de extrema direita Sanseito desponta como uma das principais surpresas nas eleições para a câmara alta do Japão. As informações são da Reuters.
O partido, que surgiu nas redes sociais durante a pandemia da COVID-19 promovendo discursos antivacina e críticas ao globalismo, conquistou 14 cadeiras no Senado japonês no pleito deste domingo, somando-se ao único assento que já possuía desde 2022. Embora ainda tenha presença modesta na câmara baixa, com apenas três deputados, o desempenho recente na câmara alta evidencia o crescimento do apoio à sua plataforma ultranacionalista.
"O slogan 'Japoneses Primeiro' pretendia expressar a reconstrução dos meios de subsistência do povo japonês por meio da resistência ao globalismo. Não estou dizendo que devemos proibir completamente os estrangeiros ou que todos os estrangeiros devem sair do Japão", afirmou Sohei Kamiya, líder do partido, em entrevista à emissora Nippon Television logo após a divulgação dos resultados.
Ex-gerente de supermercado e professor de inglês, Kamiya declarou à Reuters antes das eleições que seu partido se inspira no “estilo político ousado” de Donald Trump. Ele também fez referência ao partido alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) e ao Reform UK, do Reino Unido, reforçando seu alinhamento com movimentos populistas e conservadores internacionais.
O partido vem conquistando espaço na política japonesa e seu líder já traça metas mais ambiciosas. "Estamos aumentando gradualmente nossos números e correspondendo às expectativas das pessoas. Ao construir uma organização sólida e garantir 50 ou 60 cadeiras, acredito que nossas políticas finalmente se tornarão realidade", afirmou Kamiya, sinalizando que o movimento está longe de atingir seu auge.
Com um discurso nacionalista, ataque às instituições, uso estratégico das redes sociais e apelo às frustrações populares, o Sanseito parece trilhar o mesmo caminho de outros partidos da extrema direita global. O Japão, até então pouco suscetível a esse tipo de populismo, começa a experimentar os efeitos de um novo ciclo político.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: