HOME > Mundo

Papa diz a Lula que pretende visitar o Brasil

Papa diz que não irá participar da COP30, mas garante presença de representação do Vaticano. Pontífice disse que visitará o Brasil "no momento oportuno"

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com Sua Santidade o Papa Leão XIV. Biblioteca do Palácio Apostólico, Vaticano. Foto: Ricardo Stuckert / PR (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - O Papa Leão XIV manifestou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a intenção de visitar o Brasil em breve e assegurou a presença do Vaticano na COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém, no Pará. O encontro entre os dois ocorreu nesta segunda-feira (13), na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano, e durou cerca de 30 minutos. 

Nas redes sociais, Lula destacou a satisfação em ouvir do pontífice a promessa de vir ao país: “Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, escreveu o presidente.

Religião e combate à desigualdade

Durante a audiência, Lula parabenizou o Papa pela publicação da Exortação Apostólica Dilexi Te, lançada em 9 de outubro. O texto, iniciado pelo Papa Francisco e finalizado por Leão XIV, ressalta que a fé não pode ser dissociada do amor aos mais pobres. Para o presidente brasileiro, o documento deve ser lido e colocado em prática em todo o mundo.

Lula também defendeu a criação de um movimento internacional de indignação contra a desigualdade social e econômica, destacando que esse é um dos maiores desafios contemporâneos. Ele recordou ainda a relação histórica que manteve com líderes da Igreja no Brasil, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. O petista citou também a importância das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação política e social.

Brasil fora do Mapa da Fome

Na mesma segunda-feira, Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO, que celebra 80 anos de fundação. O evento ocorre meses após a divulgação do relatório da ONU que retirou novamente o Brasil do Mapa da Fome.

Em publicação nas redes sociais, o presidente ressaltou: “Em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome e, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”. Segundo o governo, a iniciativa criada durante a presidência brasileira do G20 reúne quase 200 membros, entre eles 103 países, e busca acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à erradicação da pobreza e da fome.

COP30 na Amazônia

Outro tema tratado com o Papa foi a Conferência do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025 em Belém. Lula reforçou o convite para que Leão XIV compareça ao evento, considerado histórico por ocorrer pela primeira vez no coração da Amazônia. O pontífice explicou que não poderá participar devido às celebrações do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano estará representado.

Futuro encontro no Brasil

Apesar da impossibilidade de participar da COP30, o Papa reiterou seu desejo de visitar o Brasil em breve. Lula destacou que a recepção será marcada pela fé popular, citando como exemplo as grandes manifestações do último fim de semana, com o Círio de Nazaré, no Pará, e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Participaram da audiência a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...