O que se sabe sobre o terremoto em Kamchatka, segundo a Rússia
Este é o terremoto mais forte desde 1952 ocorrido na região de Kamchatka
247 - O terremoto mais forte de todo o período de observação registrado abalou a região de Kamchatka, com magnitude de 8,7, segundo diversas estimativas. Uma onda de tsunami atingiu a costa perto de Severo-Kurilsk, informou o governo da região de Sakhalin à TASS.
A TASS reuniu os principais fatos sobre a emergência.
O que ocorreu
- Sismólogos registraram um forte terremoto de magnitude 7,1 a cerca de 150 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky na quarta-feira, 30 de julho, por volta do meio-dia, horário local (por volta das 03:00, horário de Moscou, 00:00 GMT).
- Mais tarde, a filial de Kamchatka do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências informou que a magnitude, de acordo com várias estimativas, atingiu 8,7.
- O terremoto que atingiu Kamchatka foi sentido com uma força entre 7 e 8 pontos.
- O epicentro do choque foi localizado 149 quilômetros a sudeste da capital regional, a uma profundidade de 17 quilômetros.
- Sismólogos registraram fortes terremotos repetidos com magnitude de 5,1-5,8 a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, na capital regional, tremores foram sentidos com uma força de 3 pontos.
- Uma ameaça de tsunami foi declarada na costa da Baía de Avacha.
- Um tsunami com altura de onda de 3 a 4 metros foi registrado no distrito de Yelizovsky, em Kamchatka, perto da estação meteorológica de Vodopadnaya.
- A primeira onda do tsunami atingiu a parte costeira da cidade de Severo-Kurilsk, na ilha, e os moradores foram evacuados para a colina.
- No total, oito terremotos com magnitude superior a 5 ocorreram na costa de Kamchatka em uma hora. Os tremores ocorreram em profundidades de 7 a 100 quilômetros.
- Especialistas preveem tremores secundários com magnitude de até 7,5 por pelo menos um mês.
- Mais de 50 tremores secundários, a maioria deles quase imperceptíveis, ocorreram em Kamchatka após o terremoto, informou a filial de Kamchatka do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências à TASS.
- Cerca de 2.700 pessoas foram evacuadas das Ilhas Curilas para áreas seguras devido à ameaça de tsunami após o terremoto, informaram os serviços de emergência à TASS.
- O número de tremores perceptíveis após o terremoto matinal de magnitude 8,7 em Kamchatka chegou a 30, informou a filial de Kamchatka do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências.
Impacto
- Várias pessoas procuraram assistência médica.
- Um muro desabou em um jardim de infância em Petropavlovsk-Kamchatsky, não houve vítimas.
- O porto de Severo-Kurilsk, na região de Sakhalin, e uma empresa pesqueira foram inundados por uma onda de tsunami.
- Problemas com a conexão de Internet foram registrados em Kamchatka, posteriormente todos os nós de comunicação foram restaurados.
- O dia útil em agências governamentais da Região de Kamchatka foi reduzido para 13h00 (04h00 horário de Moscou, 01h00 GMT).
- O número de chamadas para equipes de ambulância em Petropavlovsk-Kamchatsky aumentou.
- A Clínica Infantil Municipal nº 1 em Petropavlovsk-Kamchatsky está temporariamente fechada para inspeção técnica.
- Cinco acampamentos de surfistas foram evacuados em Kamchatka, informou o Ministério de Emergências.
Resposta local
- As autoridades prometeram fornecer aos moradores acomodações temporárias em locais seguros, caso sejam encontradas rachaduras perigosas para a estrutura das moradias.
- Foi criada uma sede regional para coordenar as ações dos departamentos e serviços.
- Foi criada uma linha direta para moradores após o terremoto nas Ilhas Curilas.
- As autoridades da região de Sakhalin estão mobilizando forças e reservas para eliminar as consequências do terremoto em Severo-Kurilsk.
- A avaliação geral dos danos estruturais após o terremoto na região de Kamchatka estará pronta durante a semana, disse o governador regional Vladimir Solodov em seu canal no Telegram.
Situação turística
- Cerca de 7.000 a 8.000 turistas estão atualmente em Kamchatka, informou o serviço de imprensa da União Russa da Indústria de Viagens.
- De acordo com informações preliminares, turistas russos não ficaram feridos no terremoto de Kamchatka.
Efeitos internacionais
- Uma onda de tsunami de cerca de 30 cm de altura após o terremoto em Kamchatka atingiu a parte norte do Japão.
- As Forças de Autodefesa Japonesas mobilizaram caças, aeronaves de patrulha e helicópteros para monitorar a situação no Oceano Pacífico.
- Especialistas da empresa de energia japonesa Tokyo Electric Power suspenderam a próxima fase de descarga de água purificada da usina nuclear de Fukushima-1.
- O serviço de trem-bala Shinkansen foi suspenso no centro e nordeste do Japão.
- Não houve relatos de danos ou vítimas no Japão.
- O tráfego está suspenso em 41 linhas ferroviárias e três trechos de linhas de trem expresso no Japão. Um aeroporto na cidade de Sendai foi fechado, informou a agência de notícias Kyodo.
- A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) emitiu um alerta de tsunami após um terremoto em Kamchatka.
- As autoridades da ilha de Oahu pediram que as áreas costeiras evacuem imediatamente devido à ameaça de tsunami após um forte terremoto em Kamchatka.
- A Guarda Costeira dos EUA instruiu todos os navios atracados no Havaí a deixarem os portos devido à ameaça de tsunami.
- O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile emitiu um alerta de tsunami para a costa do país.
- O Instituto Oceanográfico da Marinha do Equador alertou sobre uma ameaça de tsunami nas Ilhas Galápagos.
- O México declarou alerta de tsunami para a costa oeste. De acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunami, as ondas podem atingir até 1 metro de altura.
- Um alerta de tsunami continua em vigor em toda a costa do Peru, informou a Diretoria de Hidrografia e Navegação do país.
- As autoridades chinesas anunciaram uma ameaça de tsunami que pode afetar a costa perto de Xangai, a parte sul do distrito municipal de Zhoushan, na província de Zhejiang, e também Taiwan.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: