HOME > Mundo

Novo papa criticou Trump e JD Vance nas redes sociais

Leão XIV foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica

Leão XIV (Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

247 – O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica. Sucessor do papa Francisco, Prevost adotou o nome de Leão XIV e entrou para a história como o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.

Antes de se tornar papa, ele já utilizava a rede social X para comentar assuntos políticos e chegou a compartilhar conteúdos críticos ao atual presidente norte-americano Donald Trump e ao vice, JD Vance.

No mês passado, o último compartilhamento do então cardeal mostrava uma crítica a Trump em razão de um encontro do republicano com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

“Enquanto Trump e Bukele usam o [Salão] Oval para [ironizar] a deportação ilegal de um residente dos EUA, outrora um imigrante salvadorenho sem documentos, o agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Washington D.C. Evelio [Menjivar-Ayala] questiona: ‘Você não percebe o sofrimento? Sua consciência não fica inquieta? Como pode permanecer em silêncio?’”, diz a publicação no X.

Em outro episódio, Leão XIV compartilhou uma mensagem crítica às declarações de JD Vance, que havia usado o conceito cristão de ordo amoris para justificar políticas anti-imigração. “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para hierarquizar nosso amor pelo próximo”, escreveu.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...