Netanyahu visita lado sírio da fronteira
“Estaremos aqui o tempo que for necessário”, diz o governo israelense
247 - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, visitaram nesta terça-feira (17) o cume do Monte Hermon, no lado sírio da fronteira, após a tomada do local pelo exército israelense.
“O topo do Monte Hermon são os olhos do Estado de Israel para detectar ameaças próximas e distantes. As FDI (Forças de Defesa de Israel) estão aqui para proteger as comunidades das Colinas de Golã e os cidadãos do Estado de Israel de qualquer ameaça, do lugar mais importante para fazer isso", disse Katz.
Os representantes do governo foram acompanhados pelo chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Herzi Halevi, e outros altos funcionários.
"Estaremos aqui o tempo que for necessário. A nossa presença aqui, no topo do Hermon, reforça a segurança e acrescenta uma dimensão de observação e dissuasão contra os redutos do Hezbollah [...] e dissuasão contra os rebeldes de Damasco, que tentam apresentar têm uma imagem moderada, mas pertencem às seitas islâmicas mais extremistas", acrescentou o ministro da Defesa.
As FDI têm bombardeado dezenas de alvos na Síria há dias, incluindo a capital, bem como uma área perto da fronteira conjunta, e assumiram o controle da zona tampão nas Colinas de Golã sírias pela primeira vez em 50 anos.