HOME > Mundo

Netanyahu chega a Washington para reafirmar aliança inabalável com os EUA

Expectativa de ambos os lados é desenvolver relações privilegiadas

Benjamin Netanyahu e Donald Trump (Foto: Reuters)

247 - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e o presidente dos EUA, Donald Trump, se reúnem nesta terça-feira (4). Netanyahu será o primeiro governante estrangeiro recebido pelo presidente dos Estados Unidos depois de sua posse no segundo mandato, um símbolo da aliança inabalável entre os dois países.

Na terça-feira (4), Netanyahu e Trump abordarão questões como o genocídio israelense na Palestina, o retorno de todos os prisioneiros e, segundo o governante sionista, “a luta contra o eixo iraniano em todas as suas dimensões”. 

Há poucos dias, Donald Trump propôs “limpar” Gaza e transferir os palestinos para lugares “mais seguros”, como Egito ou Jordânia.

Também desbloqueou a entrega a Israel de bombas de 2.000 libras (quase 900 quilos), que o governo de Biden havia interrompido. 

Além disso, ele cancelou as avaliações financeiras contra os colonos israelenses da Cisjordânia, acusados ​​de violência contra os palestinos.

“Para Netanyahu, ter uma relação privilegiada com a Casa Branca é uma ferramenta essencial”, destaca Céline Touboul, coordenadora da Fundação para a Cooperação Econômica (ECF), em Tel Aviv. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...