NASA diz que asteroide 2024 YR4 não representará ameaça para a Terra
"Leque de possíveis localizações onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra”, informou comunicado da NASA
247 – A NASA anunciou, na segunda-feira (24), que o asteroide 2024 YR4 não será uma “ameaça significativa” para a Terra, em 2032 ou em anos seguintes. Após novos cálculos, a agência espacial reduziu a probabilidade de impacto para 0,004%.
A expectativa é que o asteroide passe “em segurança” pela Terra em 2032, sem risco de colisão.
“As últimas observações reduziram ainda mais a incerteza da sua futura trajetória, e o leque de possíveis localizações onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra”, informa comunicado da NASA.
A Agência Espacial Europeia (ESA), por sua vez, ajustou a probabilidade de impacto com a Terra para 0,002%. Por outro lado, a ESA aumentou a chance de uma colisão com a Lua, elevando-a para 1,7%, percentual ainda considerado "muito baixo".
A NASA informou que continuará monitorando o asteroide, também com o objetivo de coletar dados sobre o tamanho dele para estudos científicos.