HOME > Mundo

Modi pretende mediar solução para a guerra na Ucrânia

Presidente da Índia mantém diálogo com russos e ucranianos

Narendra Modi (Foto: Aurelien Morissard/Pool via REUTERS)

247 – Durante sua visita à Ucrânia, agendada para agosto, o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, poderá propor a mediação de Nova Deli para solucionar o conflito ucraniano. A informação foi divulgada por uma fonte do parlamento indiano à agência TASS. Segundo a fonte, a Índia pode apresentar uma proposta para mediar a crise ucraniana durante a visita, com a possibilidade atualmente em discussão.

As relações entre a Índia e a Rússia são descritas como amistosas e de longa data, e o Primeiro Ministro indiano mantém boas relações com o Presidente russo, Vladimir Putin. Paralelamente, a Índia também sustenta boas relações com a Ucrânia, com ambos os lados depositando confiança no país.

A fonte enfatizou que a Índia tem reiterado sua disposição para auxiliar na resolução do conflito, mas ressaltou que qualquer ajuda só é possível com o consentimento de ambas as partes envolvidas. As autoridades indianas têm defendido que a resolução do conflito só pode ser alcançada por meio de negociações e diplomacia.

A visita de Modi à Ucrânia está prevista para ocorrer na terceira semana de agosto, possivelmente em 23 de agosto, de acordo com informações anteriores do canal de notícias WION, que citou fontes diplomáticas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...