Ministro das Relações Exteriores da China expressa profundas condolências pelo falecimento do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter
"O ex-presidente Carter foi um importante promotor e tomador de decisões no estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os EUA"
Global Times - O lado chinês expressa profundas condolências pelo falecimento do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta segunda-feira (30).
"O ex-presidente Carter foi um importante promotor e tomador de decisões no estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os EUA. Ele fez contribuições significativas ao longo dos anos para o desenvolvimento das relações China-EUA e para as trocas amigáveis e cooperação entre os dois países", disse Mao.
Carter, o 39º presidente dos EUA, morreu aos 100 anos. Carter estava "cercado por sua família" em sua casa em Plains, Geórgia, em seus momentos finais, disse o Carter Center em um comunicado no domingo.
Carter serviu como o 39º presidente dos EUA de 1977 a 1981, durante o qual os EUA e a China estabeleceram oficialmente relações diplomáticas. Durante sua presidência, ele também facilitou a assinatura dos Acordos de Camp David entre Egito e Israel, que foram de importância significativa para o processo de paz no Oriente Médio. Depois de deixar o cargo, Carter se dedicou ao serviço público e à filantropia por muitos anos, de acordo com a CCTV News.