Israel bombardeia redutos do Hezbollah em Beirute após meses de trégua
Ataques visam supostas fábricas de drones em bairros densamente povoados; Hezbollah nega acusações e denuncia violação do cessar-fogo
247 - O Exército de Israel realizou nesta quinta-feira (5) uma série de ataques aéreos nos subúrbios ao sul de Beirute, capital do Líbano, alegando ter como alvo instalações subterrâneas do Hezbollah destinadas à produção de drones.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), os bombardeios atingiram bairros como Hadath, Haret Hreik e Burj al-Barajneh, considerados redutos do grupo xiita libanês.
Antes dos ataques, as FDI emitiram alertas de evacuação aos moradores dessas áreas, uma prática que não ocorria há mais de um mês. A ofensiva marca a quarta violação do cessar-fogo firmado em novembro de 2024 entre Israel e o Hezbollah, mediado pelos Estados Unidos.
De acordo com o comunicado israelense, os alvos seriam fábricas utilizadas pelo Hezbollah para produzir milhares de drones com apoio iraniano, supostamente destinados a futuros confrontos. As FDI afirmaram que o grupo "pensava que poderia ocultar essas instalações e violar as regras sem ser detectado".