HOME > Mundo

Irã diz que Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado é "zombaria"

Líderes políticos de Cuba, Colômbia e Espanha também repudiam decisão

María Corina Machado e Donald Trump (Foto: Reuters/Gaby Oraa | Reuters/Kent Nishimura)

247 - A concessão do Prêmio Nobel da Paz à líder da extrema-direita venezuelana María Corina Machado gerou fortes reações negativas em diversos países. A embaixada do Irã na Venezuela declarou, neste sábado (12), que a escolha do Comitê do Nobel representa “uma zombaria” ao verdadeiro sentido da paz. A informação é do canal HispanTV.

Na nota divulgada em sua conta oficial na plataforma X, a representação diplomática iraniana acusou Machado de “justificar o genocídio em Gaza” e de apoiar uma “agressão militar contra a Venezuela”. Segundo o comunicado, a decisão do júri norueguês reforça “a mentalidade divisionista e intervencionista do Ocidente no mundo em desenvolvimento”

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, classificou como “vergonhoso” que o prêmio tenha sido entregue a uma figura que “chegou a pedir intervenção militar em seu próprio país”. Já Pablo Iglesias, ex-líder do partido espanhol Podemos e ex-vice-presidente do governo, fez uma comparação direta com a história europeia: “Conceder o Prêmio Nobel da Paz a um líder golpista é o mesmo que dar o prêmio a Adolf Hitler”, afirmou.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, pela rede social X também repudiou a entrega do Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado.  

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...