Hamas declara início de cessar-fogo permanente em Gaza e garante retorno de prisioneiros palestinos
A guerra em Gaza chegou permanentemente ao fim, segundo o Hamas, embora Israel continue atacando o enclave
247 - O líder interino do movimento de resistência palestino Hamas, Khalil al Hayya, declarou em um discurso televisionado nesta quinta-feira (9) o início de um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, informou o canal RT.
O movimento palestino recebeu garantias dos Estados Unidos, mediadores árabes e da Turquia de que a guerra no enclave terminou definitivamente, disse o canal.
Além disso, o acordo inclui a abertura do cruzamento de Rafah em ambas as direções, assim como a liberação por parte de Israel de todas as mulheres e crianças palestinas encarceradas.
Israel irá libertar 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua, 1.700 residentes de Gaza e todas as mulheres e crianças palestinas atualmente detidas nas prisões israelenses, afirmou o líder do Hamas.
Al-Hayya disse que o grupo recebeu garantias dos Estados Unidos, de mediadores árabes e da Turquia de que a guerra em Gaza chegou permanentemente ao fim.
A decisão ocorre mesmo após a televisão iraniana mostrar que Israel atacou palestinos em Gaza com tanques de guerra, em meio às negociações no Egito.


