HOME > Mundo

Forças israelenses permanecerão no sul do Líbano além do prazo de retirada

Acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor em 27 de novembro, estabeleceu prazo de 60 dias

Bandeiras do Hezbollah e de Israel (Foto: Dado Ruvic / Reuters)

247 - O exército israelense não concluirá sua retirada do sul do Líbano até o prazo final de domingo, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta sexta-feira (24), conforme noticiado pela agência Reuters.

Segundo o premiê, o Líbano ainda não aplicou totalmente o acordo de cessar-fogo. "Uma vez que o acordo de cessar-fogo ainda não foi totalmente implementado pelo Estado do Líbano, o processo de retirada faseado continuará em plena coordenação com os Estados Unidos", disse o gabinete do primeiro-ministro.

O acordo, mediado por Estados Unidos e França, encerrou mais de um ano de hostilidades entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah. Os ataques de Israel deslocaram mais de 1,2 milhão de pessoas no Líbano e deixou o Hezbollah seriamente enfraquecido.

Sob o acordo, que entrou em vigor em 27 de novembro, as armas e os combatentes do Hezbollah devem ser retirados das áreas ao sul do rio Litani e as tropas israelenses devem se retirar à medida que os militares libaneses se deslocam para a região, tudo dentro de um prazo de 60 dias que deveria ser concluído no domingo às 4h.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...