HOME > Mundo

Erdogan diz que Turquia apoia integridade da Síria, mas não tolerará terrorismo

Segundo o líder turco, Ancara não está interessada em territórios e não procura infringir a soberania de um estado estrangeiro

O presidente turco, Tayyip Erdogan, na cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Brasil 19/11/2024 REUTERS/Pilar Olivares (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

TASS - A Turquia está comprometida com o direito internacional e não tem reivindicações sobre territórios sírios, mas não tolerará o aumento de atividades terroristas naquele país, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

"A Turquia tem observado rigorosamente o direito internacional desde o início do conflito sírio. Temos estado do lado da liberdade, do diálogo, da justiça e da paz na Síria. Apesar da atitude hostil por parte do regime estatal da Síria, temos defendido o princípio da integridade territorial e da unidade da Síria. Não temos reivindicações territoriais sobre a Síria. Mas não toleraremos a atividade de braços sírios do Partido dos Trabalhadores do Curdistão lá. Estamos de olho neles", disse ele após uma reunião do governo. 

"Os apelos da Turquia ao regime [do presidente sírio Bashar Assad] para encontrar maneiras de resolver o conflito sírio por meio do diálogo foram arrogantemente rejeitados pelo antigo regime, que não demonstrou nenhuma apreciação pela Turquia por estender a mão amiga", observou ele. 

"A Turquia não está interessada em territórios e não está buscando infringir a soberania de um estado estrangeiro. O único objetivo de nossas operações transfronteiriças é proteger nosso país e povo contra ataques terroristas. Nem o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (proibido na Turquia) nem o Estado Islâmico (proibido na Rússia como uma organização terrorista) são parceiros de diálogo para nosso país. Pelo contrário, eles são nossos oponentes. Nosso dever como vizinhos e irmãos é apoiar fortemente os esforços do povo sírio para reviver seu país", enfatizou Erdogan.

Segundo o líder turco, seu país não poupará esforços para alcançar paz, estabilidade e segurança duradouras na Síria.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...