HOME > Mundo

Serviço de Imigração dos EUA ameaça visitantes estrangeiros com vigilância digital

Publicação do USCIS, repercutida pela Embaixada dos EUA no Brasil, alerta para monitoramento constante de redes sociais em nome da segurança nacional

Serviço de Imigração dos EUA ameaça visitantes estrangeiros com vigilância digital

247 - Em uma publicação recente nas redes sociais, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou um comunicado do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) alertando que estrangeiros em visita ao país devem estar cientes de que suas atividades online estão sujeitas a vigilância rigorosa.

“TODOS devem estar de sobreaviso. Se você é um visitante em nosso país – comporte-se como tal. Nosso rigoroso programa de verificação em redes sociais para identificar riscos à segurança nacional e à segurança pública nunca para”, diz o comunicado original do USCIS, que foi reproduzido pelos canais oficiais da Embaixada dos EUA no Brasil.

O texto ressalta ainda que o órgão está permanentemente atento a qualquer indício virtual que possa representar perigo para a segurança dos Estados Unidos. “O USCIS está atento para encontrar qualquer coisa on-line que represente uma ameaça à nossa nação e ao nosso modo de vida”, acrescenta a publicação.

A iniciativa faz parte de uma estratégia adotada por órgãos de imigração e segurança dos EUA nos últimos anos, que inclui a análise de perfis em redes sociais como parte do processo de entrada e permanência de estrangeiros no país. A prática  é alvo de críticas por organizações de direitos civis, que veem riscos à privacidade e à liberdade de expressão.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...