TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Em vitória diplomática, Talibã é removido da "lista de terroristas" da Rússia: um passo na direção ao 1º reconhecimento oficial

      Atualmente, nenhum país reconhece o governo do Talibã, que chegou ao poder em 2021

      O ninistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, aperta a mão do ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, durante uma reunião em Moscou, Rússia, em 4 de outubro de 2024 (Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Rússia suspendeu a proibição das atividades do grupo Talibã do Afeganistão em seu território. O grupo está sob sanções da ONU por terrorismo. 

      As agências oficiais russas citaram um juiz da Suprema Corte do país, que declarou: “a decisão da Suprema Corte da Rússia suspende a proibição anteriormente estabelecida sobre as atividades do movimento Talibã, incluído na lista federal unificada de organizações reconhecidas como terroristas”. A determinação entrou em vigor na quinta-feira (17).

      Um representante do governo talibã elogiou a decisão em declarações à mídia russa: "considero a remoção do grupo da lista de organizações proibidas pela Rússia um passo importante". 

      No início do mês, o governo do Afeganistão passou a tomar medidas práticas para restabelecer relações diplomáticas com outros países e intensificar os esforços para obter reconhecimento internacional em 2025, declarou Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão.

      Os dirigentes do talibã têm enfretado dificuldades para obter reconhecimento internacional, em especial de países ocidentais, que exigem medidas contra a repressão das mulheres no Afeganistão. O grupo afirma que respeita os direitos das mulheres de acordo com sua interpretação rigorosa da lei islâmica. 

      Na avaliação da ONU, conforme afirmou na quinta-feira o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, a posição da Rússia de suspender a proibição ao Talibã é uma "decisão soberana" de Moscou. Ele afirmou que a opinião das Nações Unidas em relação ao grupo permanece inalterada.

      O Talibã tomou o poder em Cabul em agosto de 2021, quando as forças lideradas pelos Estados Unidos realizaram uma retirada caótica do Afeganistão após 20 anos de ocupação militar. 

      O Talibã havia sido classificado como organização terrorista pela Rússia em 2003, sendo proibido de realizar qualquer atividade no país. (Com agências). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...