TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Em conversa com Trump, Xi diz que diálogo e cooperação são a única escolha correta para China e EUA

      Os presidentes de China e Estados Unidos conversaram por telefone nesta quinta-feira

      Donald Trump, dos Estados Unidos, e Xi Jiping, da China (Foto: REUTERS / KEVIN LAMARQUE)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em conversa telefônica nesta quinta-feira (6), o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que diálogo e cooperação são a única escolha correta para a relação entre China e Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma ligação iniciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e destacada pela Xinhua.

      Durante o diálogo, Xi afirmou que, para recalibrar o rumo das relações bilaterais, é essencial que ambos os países assumam o controle e definam o caminho com clareza, evitando interferências e turbulências. Segundo ele, os recentes avanços no campo econômico e comercial devem ser valorizados e ampliados.

      Xi citou como exemplo positivo a reunião entre representantes dos dois países realizada recentemente em Genebra, considerada um passo importante para a resolução de impasses por meio do diálogo. O encontro foi proposto pelo lado norte-americano e, de acordo com o líder chinês, teve recepção favorável tanto nas sociedades de ambos os países quanto na comunidade internacional.

      O presidente chinês ressaltou a necessidade de se utilizar bem os mecanismos de consultas econômicas e comerciais já existentes, buscando soluções equilibradas e benéficas para ambos os lados. Segundo ele, a China demonstra sinceridade nesse processo, mas também se mantém firme em seus princípios.

      Xi destacou ainda que o compromisso chinês com os acordos firmados deve ser reconhecido. A implementação do que foi acertado em Genebra, disse ele, vem sendo conduzida com seriedade, e os Estados Unidos deveriam remover medidas punitivas que ainda estão em vigor contra Pequim.

      Outro ponto sensível tratado na conversa foi Taiwan. Xi pediu que os Estados Unidos tratem o tema com cautela, de modo a evitar que ações de grupos separatistas levem os dois países a uma situação de confronto.

      Do lado norte-americano, Trump reforçou o respeito pessoal por Xi Jinping e afirmou que considera a relação bilateral essencial. Ele também declarou que os Estados Unidos desejam o sucesso econômico da China e veem potencial em uma cooperação mais ampla entre os dois países.

      Trump disse que seu governo manterá a política de uma só China e elogiou os resultados da reunião em Genebra, considerada por ele um sucesso. Segundo o presidente norte-americano, os EUA trabalharão com a China para cumprir o que foi acordado.

      Além disso, Trump comentou que os Estados Unidos apreciam a presença de estudantes chineses em universidades americanas e expressou gratidão após Xi Jinping convidá-lo para uma nova visita à China.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...