Cruz Vermelha alerta para risco de vazamento de Ebola em laboratório na República Democrática do Congo, após invasão de Ruanda
Grupo M23 anunciou a captura da cidade de Goma, localizada no leste do país
247 - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou as partes envolvidas no conflito na República Democrática do Congo (RDC) sobre o risco de vazamento de vírus de um laboratório em Goma devido a cortes de energia, conforme declarou nesta terça-feira (28) o diretor do CICV para a África, Patrick Youssef.
"O CICV está em contato com todas as partes do conflito e as alertou, em particular, sobre o risco de vazamento de cepas de vírus, incluindo o Ebola, do laboratório de Goma devido aos cortes de energia. As consequências seriam catastróficas", afirmou Youssef durante um briefing, de acordo com a agência Sputnik.
No início desta segunda-feira (27), o líder da aliança de forças rebeldes na RDC, que inclui o grupo M23, apoiado por Ruanda, anunciou a captura da cidade de Goma, localizada no leste do país, em meio à invasão de forças regulares ruandesas.
Em meio à crise, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo ao Ruanda para que retire suas tropas do território da República Democrática do Congo.