TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Chanceler do Egito diz a Marco Rubio que os países árabes rejeitam o plano de Trump para Gaza

      O governo Trump insiste no deslocamento forçado dos palestinos

      Abdelaty, chanceler do Egito, e Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA (Foto: Reuters)

      Reuters - O ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, disse ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na segunda-feira (10) que os países árabes rejeitaram o plano amplamente condenado do presidente dos EUA, Donald Trump, de deslocar os palestinos em Gaza e assumir o controle do território.

      O Ministério das Relações Exteriores do Egito disse que Abdelatty, em uma reunião em Washington, enfatizou a importância de acelerar a reconstrução de Gaza enquanto os palestinos permanecerem lá.

      Uma declaração do Departamento de Estado dos EUA após a reunião não mencionou explicitamente o plano de Trump, mas acrescentou que Rubio "reiterou a importância da cooperação estreita para avançar no planejamento pós-conflito para a governança e segurança de Gaza e enfatizou que o Hamas nunca mais poderá governar Gaza ou ameaçar Israel".

      Abdelatty disse que estava ansioso para trabalhar com o novo governo dos EUA para alcançar "paz e estabilidade abrangentes e justas" na região, de acordo com a declaração do Ministério das Relações Exteriores egípcio.

      Ele também se encontrou com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, em uma reunião separada, onde repetiu declarações semelhantes, disse o Ministério das Relações Exteriores.

      Qualquer sugestão de que os palestinos deixem Gaza, o que eles querem como parte de um Estado independente, tem sido um anátema para a liderança palestina há gerações, e os estados árabes vizinhos a rejeitam desde que a guerra de  Israel contra os palestinos em Gaza desde outubro de 2023.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...