TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Caixa-preta é encontrada após queda de avião da Air India

      Único sobrevivente escapou pela saída de emergência; autoridades analisam gravações para esclarecer as causas do acidente na índia

      Avião caiu com 242 pessoas a bordo (Foto: Reuters/Amit Dave)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - As autoridades indianas localizaram uma das duas caixas-pretas do avião da Air India que caiu na quinta-feira (12), matando mais de 240 pessoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela imprensa local e repercutida pelo portal g1. A descoberta é considerada um passo crucial nas investigações que buscam esclarecer as causas do acidente, ocorrido logo após a decolagem na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia.

      “Marca um importante avanço nas investigações”, afirmou o Ministro da Aviação Civil da União, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, ao comentar a recuperação do equipamento.

      Fabricadas com materiais resistentes como titânio e aço, as caixas-pretas — que, na realidade, são pintadas de laranja para facilitar a localização em meio aos destroços — armazenam dados vitais para a apuração dos desastres aéreos. Esses dispositivos registram informações técnicas do voo, como altitude e velocidade, além de diálogos mantidos na cabine entre os pilotos.

      De acordo com o FlightRadar24, plataforma de monitoramento de voos, o Boeing 787-8 Dreamliner perdeu comunicação pouco depois de levantar voo, quando ainda estava a aproximadamente 190 metros de altitude. Em seguida, a aeronave perdeu sustentação e caiu em uma área residencial próxima ao aeroporto. Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que o avião parece perder força, descer rapidamente e explodir ao tocar o solo, formando uma gigantesca bola de fogo.

      O voo tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, e levava 242 pessoas a bordo — 232 passageiros e dez tripulantes. A maioria dos ocupantes era de nacionalidade indiana (169), mas também havia 53 britânicos, sete portugueses e um canadense entre as vítimas. Entre os passageiros estava ainda um ex-secretário da região indiana de Gujarat, conforme reportado pelo jornal India Today.

      Apesar da tragédia de grandes proporções, uma história de sobrevivência chamou a atenção: um homem de 40 anos conseguiu escapar com vida. Ele estava na poltrona 11A e conseguiu sair da aeronave pela saída de emergência, contrariando as estatísticas de mortalidade em acidentes aéreos e de sobrevivência para passageiros localizados na parte dianteira do avião.

      Segundo a Air India, o Boeing envolvido no acidente tinha 12 anos de operação. As autoridades continuam a vasculhar os destroços em busca de mais pistas que possam esclarecer o que causou a queda poucos segundos após a decolagem.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...