TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Brasil reforça posição contra o genocídio em Gaza: "já não há espaço para ambiguidade moral nem omissão política"

      Governo anuncia que está em fase final para submissão de intervenção no processo em curso na Corte Internacional de Justiça, movido pela África do Sul

      (Foto: Mauro Vieira, Lula e Gaza ao fundo (Foto: ABr | Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Mohammed Salem))
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ministério das Relações Exteriores rechaçou, nesta quarta-feira (23), uma série de ataques israelenses a instalações civis na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada. Em nota o, Itamaraty também confirmou que irá apoiar a ação internacional da África do Sul contra Israel por crime de genocídio.

      A pasta citou os ataques israelenses à paróquia católica em Gaza e à Organização Mundial da Saúde, além da violência promovida por colonos extremistas e o massacre de civis. 

      "O Brasil considera que já não há espaço para ambiguidade moral nem omissão política. A impunidade mina a legalidade internacional e compromete a credibilidade do sistema multilateral", diz o Itamaraty.

      "O governo brasileiro anuncia que está em fase final para submissão de intervenção formal no processo em curso na Corte Internacional de Justiça, movido pela África do Sul com base na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio. A decisão fundamenta-se no dever dos Estados de cumprir com suas obrigações de Direito Internacional e Direito Internacional Humanitário frente à plausibilidade de que os direitos dos palestinos de proteção contra atos de genocídio estejam sendo irreversivelmente prejudicados, conforme conclusão da Corte Internacional de Justiça, em medidas cautelares anunciadas em 2024", diz o Itamaraty. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...