HOME > Mundo

Ataque israelense contra pessoas que aguardavam ajuda deixa ao menos 20 mortos em Gaza

Mais de 100 pessoas ficaram feridas no ataque no norte de Gaza

Explosão em Gaza vista do lado israelense da fronteira - 24/07/2025 (Foto: REUTERS/Amir Cohen)

247 - Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um ataque israelense contra civis que aguardavam a distribuição de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza, informou a emissora Al Jazeera na sexta-feira (25), com base em fontes locais.

De acordo com a emissora, o ataque ocorreu nas proximidades da passagem de Zikim, entre o território israelense e a Faixa de Gaza.

Em nota divulgada também na sexta-feira, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou que o sofrimento imposto à população de Gaza por Israel, bem como a privação de alimentos e itens básicos para a sobrevivência, é “abominável”. 

Genocídio

Segundo o CICV, os civis “não têm trégua”, sendo mortos tanto durante as hostilidades quanto ao tentar acessar a ajuda humanitária. A organização alertou que crianças estão morrendo por desnutrição e que famílias se veem obrigadas a fugir repetidamente.

Em janeiro, Israel baniu as atividades da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), alegando que funcionários da entidade teriam colaborado com o ataque do Hamas em outubro de 2023 — evento que desencadeou a atual escalada do conflito e levou Tel Aviv a impor um bloqueio total ao enclave palestino. 

Mais recentemente, Israel passou a controlar a entrada de ajuda humanitária em Gaza por meio da Fundação Humanitária para Gaza, apoiada pelos Estados Unidos, concentrando os pontos de distribuição no sul do território. Em 20 de maio, o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, acusou Israel de usar a ajuda humanitária como instrumento para deslocar à força a população palestina. (Com informações da Sputnik). 

Carregando anúncios...