HOME > Mundo

Associated Press é barrada na Casa Branca após se recusar a chamar Golfo do México de 'Golfo da América'

Trump se comporta como censor e ditador barrando repórter no Salão Oval

Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Kent Nishimura / Reuters)

247 - A agência de notícias americana Associated Press (AP) foi impedida nesta terça-feira (11) de acessar um evento na Casa Branca após ter se negado a mudar a forma como chama o Golfo do México, informa o jornal O Globo

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto rebatizando o local de "Golfo da América".

Em um comunicado, a AP disse que um de seus repórteres foi barrado nesta terça-feira de acompanhar a assinatura de um decreto no Salão Oval depois de ter sido informada pela Casa Branca que isso aconteceria caso a agência "não alinhasse seus padrões editoriais" à ordem executiva do republicano. 

"É alarmante o fato de o governo Trump punir a AP por seu jornalismo independente", denunciou o editor-executivo Julie Pace no comunicado. "Limitar nosso acesso ao Salão Oval com base no conteúdo do discurso da AP não só impede gravemente o acesso do público a notícias independentes, como também viola claramente a Primeira Emenda", afirmou, em referência ao trecho da Constituição americana que protege a liberdade de expressão e a imprensa livre.

Em uma nota publicada após o decreto do republicano, a AP anunciou que manteria o nome original. Entre os motivos, a agência cita que Trump, enquanto presidente dos EUA, tem autoridade somente dentro do país — e o golfo é compartilhado com o México.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...