TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Alerta de tsunami: terremoto de magnitude 8,8 é registrado na Rússia

      Pode haver a formação de ondas, que também podem atingir os estados americanos do Alasca e do Havaí

      Bandeira da Rússia (Foto: Reprodução)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu nesta terça-feira (29) a costa leste da Rússia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Existe o alerta de tsunami. De acordo com informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, extremo leste do território russo. O tremor foi registrado a 19,3 km de profundidade, o que pode aumentar a possibilidade de tsunami.

      Ondas grandes e fortes também podem atingir os estados americanos do Alasca e do Havaí. O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA emitiu um alerta de "ondas perigosas de tsunami" nas próximas três horas ao longo de algumas costas da Rússia e do Japão. O governo japonês prevê ondas de até 3 metros e emitiu alertas de emergência para a população.

      A Península de Kamtchatka tem cerca de 1.250 km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhotsk. A região tem pequenas comunidades e formações vulcânicas ativas. A área é sujeita a terremotos e atividade sísmica intensa.

      Terremotos com 2,5 de magnitude podem não serem sentidos, mas o sismógrafo pode registrar o fenômeno. A escalada de 2,5 a 5,4 é sentida, mas com danos leves. A escalada de 5,5 a 6,0 já tem como resultado prejuízos em edifícios e em outras estruturas. 

      Na variação de 6.1 a 6.9 são muitas consequências consideradas mais graves e em regiões muito povoadas. A escala 7,0 a 7,9 tem grandes terremotos e danos mais sérios, mais impactantes. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...