TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Alemanha articula reuniões virtuais sobre a guerra na Ucrânia, com líderes europeus, Zelensky e Trump

      Encontro, articulado por Berlim, pode ocorrer dois dias antes da reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca

      Friedrich Merz em Berlim 9/4/2025 (Foto: REUTERS/Annegret Hilse)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O chanceler alemão, Friedrich Merz, anunciou a realização de uma reunião virtual em duas etapas a partir da quarta-feira (13) com líderes dos principais países europeus, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi divulgada pelo jornal francês Le Figaro. O encontro antecede em dois dias a reunião presencial entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, marcada para o Alasca.

      Segundo o porta-voz de Merz, Stefan Kornelius, a iniciativa alemã visa avançar nas discussões para a “preparação de possíveis negociações de paz”, abordando temas como “reivindicações territoriais” e “garantias de segurança”. Kornelius acrescentou que também serão discutidas “ações adicionais” para “exercer pressão sobre a Rússia”.

      Estrutura do encontro

      A reunião virtual contará com a participação de chefes de Estado e de governo da Alemanha, Finlândia, França, Reino Unido, Itália, Polônia, Ucrânia, além do presidente da Comissão Europeia, do presidente do Conselho Europeu, do secretário-geral da OTAN e dos presidente e vice dos EUA, Donald Trump e J.D. Vance. 

      De acordo com o jornal alemão Bild, o encontro ocorrerá em duas etapas. Na primeira, líderes europeus, autoridades da União Europeia, Zelensky e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, discutirão internamente propostas e alinhamentos. Em seguida, essas conclusões serão apresentadas a Trump e Vance em uma segunda videoconferência, com o objetivo de consolidar uma posição comum antes da reunião no Alasca.

      Entre os assuntos em pauta, estará a possibilidade de um acordo que envolva “trocas territoriais”, hipótese já mencionada por Donald Trump como possível solução para encerrar a guerra na Ucrânia. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...