HOME > Mundo

Acordo de cessar-fogo em Gaza pode ser fechado hoje

Negociadores se reúnem novamente nesta terça-feira (14)

Acordo de cessar-fogo em Gaza pode ser fechado hoje (Foto: Reuters)

Reuters - Negociadores se reunirão em Doha nesta terça-feira (14) para tentar finalizar os detalhes de um plano para acabar com o genocídio em Gaza.

Mediadores entregaram a Israel e ao Hamas um rascunho final de um acordo na segunda-feira, disse uma autoridade informada sobre as negociações, após um "avanço" à meia-noite nas negociações, das quais participaram enviados do presidente dos EUA e do presidente eleito Donald Trump.

"O acordo... libertaria os reféns, interromperia os combates, forneceria segurança a Israel e nos permitiria aumentar significativamente a assistência humanitária aos palestinos que sofreram terrivelmente nesta guerra iniciada pelo Hamas", disse Biden em um discurso na segunda-feira. .

Se for bem-sucedido, o acordo de cessar-fogo encerrará mais de um ano de negociações intermitentes e levará à libertação de reféns israelenses.

A autoridade informada sobre as negociações, que não quis ser identificada, disse que o texto para um cessar-fogo e libertação de reféns foi apresentado pelo Catar a ambos os lados nas negociações em Doha.

"Acho que há uma boa chance de fecharmos isso... as partes estão prestes a fechar esse acordo", disse o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, a repórteres na segunda-feira.

O Hamas disse estar interessado em chegar a um acordo para pôr fim ao genocídio e demais conflitos que abalam o Oriente Médio.

Um oficial israelense disse que as negociações estavam em estágios avançados para a libertação de até 33 reféns como parte do acordo. Noventa e oito reféns permanecem em Gaza, de acordo com autoridades israelenses.

O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse aos repórteres: "Há progresso, parece muito melhor do que antes.”

"A negociação sobre algumas questões centrais progrediu e estamos trabalhando para concluir o que resta em breve", disse uma autoridade do Hamas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...