Band vende 4 horas da programação para Igreja Universal
A igreja de Edir Macedo ocupará a faixa entre 2h e 6h da manhã
247 - A Band firmou um contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para a venda de quatro horas de sua grade noturna, segundo informou a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo. O acordo foi fechado no último domingo (7) e já entra em vigor a partir desta terça-feira (9), ocupando a faixa entre 2h e 6h da manhã.
De acordo com a apuração do veículo, as negociações envolveram valores na casa dos R$ 4 milhões mensais, montante considerado dentro da atual realidade do mercado de compra de horários por igrejas evangélicas. A decisão da Band ocorre diante da dificuldade de comercializar publicidade no período da madrugada, até então preenchido por reprises do Jornal da Band e de programas esportivos.
Expansão do contrato até 2026
O cronograma do contrato prevê a ampliação da presença da Universal na emissora: a partir de novembro, a programação irá até as 7h e, em abril de 2026, a faixa se estenderá até as 8h. A expectativa é que os índices de audiência permaneçam estáveis, variando entre 0,2 e 0,3 ponto de média, os mesmos registrados com as reprises. A diferença, no entanto, estará na arrecadação, que deve ser significativamente maior com o aluguel do espaço.
Histórico e impacto no mercado televisivo
A parceria entre Band e IURD não é inédita. A igreja já havia ocupado a faixa da madrugada da emissora até 2018 e mantém, atualmente, o aluguel de 22 horas diárias da Rede 21, canal secundário do grupo Bandeirantes. Com o novo contrato, a Universal passa a estar presente nas madrugadas de duas grandes redes nacionais, já que também ocupa espaço semelhante na programação da Record.
Estima-se que a soma dos contratos resulte em um desembolso anual próximo de R$ 400 milhões. Assim, apenas Globo e SBT seguirão exibindo conteúdo próprio durante a madrugada. Já a RedeTV! mantém sua grade ocupada pela Igreja Internacional da Graça de Deus, liderada por R.R. Soares.