Veranico leva calor fora de época em algumas regiões do Brasil; confira previsão completa
As temperaturas já sobem nesta quarta em várias capitais
247 - Um período de calor intenso e ar seco, conhecido como “veranico”, começa a se instalar nesta quarta-feira (20) em diferentes regiões do Brasil. A previsão é de que as temperaturas fiquem acima da média até o fim de semana em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, segundo reportagem de Roberto Peixoto, do G1. No Sul, os ventos fortes continuam sendo a principal preocupação, podendo ultrapassar os 100 km/h em áreas da Serra e do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve se prolongar até o início da próxima semana, com maior intensidade entre sexta (22) e sábado (23). Os meteorologistas explicam que veranicos são caracterizados por períodos de mais de quatro dias quentes no inverno ou no outono, geralmente acompanhados de tempo seco e pouca chuva — mas não configuram ondas de calor.
Previsão para as capitais
As temperaturas já sobem nesta quarta em várias capitais: São Paulo pode registrar até 30 °C, com pancadas rápidas de chuva à tarde, mas sem aliviar a sensação de abafamento. Até o sábado, a capital paulista deve alcançar 33 °C. No Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar 31 °C nesta quarta e 34 °C na quinta, com sol forte e praias movimentadas. Em Belo Horizonte, o calor aumenta gradualmente, variando entre 27 °C e 29 °C até sexta.
No Centro-Oeste, o calor será ainda mais intenso. Cuiabá deve enfrentar máximas de 39 °C a 40 °C, enquanto Goiânia pode chegar a 33 °C e Brasília varia entre 29 °C e 30 °C, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. A condição levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir aviso de baixa umidade para várias áreas da região. Já em Campo Grande, as máximas ficam entre 29 °C e 36 °C, também com chance de chuvas isoladas, mas predomínio do sol.
Em alguns pontos de Mato Grosso, a previsão é ainda mais extrema: temperaturas de 41 °C a 42 °C nos próximos dias.
Fenômeno comum, mas preocupante
Para o meteorologista César Soares, da Climatempo, a ocorrência de veranicos não é excepcional nesta época do ano, mas chama atenção pela intensidade. “A presença dessa grande massa de ar seco nas áreas centrais do Brasil é uma situação relativamente comum em alguns períodos do inverno. E na condição atual que nós temos, essa massa de ar seco também faz com que a gente tenha temperaturas mais altas, bastante calor”, explica.
A tendência é que o tempo permaneça firme até o fim de semana em grande parte do país, com tardes quentes e ar seco, reforçando a necessidade de cuidados com hidratação e exposição ao sol.