HOME > Meio Ambiente

Previsão do tempo indica contrastes climáticos no Brasil

A previsão para o fim de semana mantém o cenário

Mapa do Brasil no Google Maps (Foto: Google Maps)

247 - A sexta-feira (15) será marcada por contrastes climáticos no Brasil, segundo previsão divulgada pelo g1. Uma massa de ar frio de origem polar mantém as manhãs geladas no Sul e temperaturas amenas no Sudeste, enquanto o calor e a chuva ganham força no Norte e no litoral do Nordeste. No Centro-Oeste e no interior nordestino, o tempo seco e as altas temperaturas predominam.

No Sul, o frio segue firme. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina há possibilidade de geada em áreas como a Campanha gaúcha e a Serra catarinense. Porto Alegre deve variar entre 9 °C e 18 °C, enquanto Curitiba começa o dia com 9 °C e não passa dos 14 °C, com céu encoberto e chance de garoa. Florianópolis terá mínima de 12 °C e máxima de 18 °C, com períodos de chuva fraca.

No Sudeste, São Paulo terá tempo fechado e sensação de frio moderado, com mínima de 12 °C e máxima de 21 °C. No Rio de Janeiro, a variação será de 15 °C a 23 °C, com possibilidade de chuva rápida. Belo Horizonte chega a 25 °C à tarde, mas mantém noites frescas, enquanto Vitória pode ter pancadas de chuva e máxima de 25 °C.

O Centro-Oeste ainda sente a influência do ar frio em Mato Grosso do Sul, mas com elevação gradual das temperaturas. Campo Grande deve marcar entre 16 °C e 30 °C. Em Cuiabá, o calor chega a 34 °C e a umidade do ar cai para menos de 20%. Goiânia e Brasília terão máximas de 31 °C e 29 °C, respectivamente.

No Nordeste, a circulação de ventos vindos do mar mantém nuvens carregadas e risco de chuva forte no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. João Pessoa e Natal podem registrar acumulados elevados em pouco tempo. Há alerta também para temporais no litoral de Alagoas e Pernambuco. Salvador terá pancadas rápidas e máxima de 29 °C, enquanto o interior nordestino segue quente e seco.

No Norte, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no Amazonas, Roraima e Amapá, com chance de raios e acumulados expressivos. Manaus e Boa Vista devem ter temporais à tarde, enquanto Rondônia e Tocantins permanecem com tempo firme e umidade em níveis críticos.

Segundo o meteorologista Allef Matos, da Climatempo, o padrão de contraste deve permanecer nos próximos dias. “De maneira geral, o frio não será tão intenso quanto no último fim de semana. Já nas regiões Centro-Norte e Nordeste, o calor deve continuar predominando”, afirmou.

A previsão para o fim de semana mantém o cenário: frio nas manhãs do Sul e parte do Sudeste, calor e tempo seco no Centro-Oeste e interior nordestino, além de chuva volumosa no litoral nordestino e em pontos da Região Norte. Mesmo com a aproximação da primavera, o inverno — que vai até 22 de setembro — ainda deve trazer novos episódios de queda acentuada de temperatura, especialmente no Sul e no Sudeste.

Carregando anúncios...