TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Frio se intensifica e Sudeste pode registrar recordes de baixas temperaturas nesta sexta

      Com avanço de ar polar, capitais da região devem ter as madrugadas mais geladas do ano; há risco de geada no Sul e em Minas Gerais

      (Foto: ABr)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247- O avanço de uma nova massa de ar polar sobre o Centro-Sul do Brasil deve provocar um novo pico de frio a partir desta sexta-feira (13), com possibilidade de recordes de baixas temperaturas em todas as capitais do Sudeste. As informações são do g1.

      De acordo com a Climatempo, a madrugada desta sexta promete ser a mais fria do ano até o momento para São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória. "A madrugada deve ser muito fria, com possibilidade de registro das menores marcas do ano em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória", afirmou o meteorologista Allef Matos.

      As temperaturas mínimas previstas para as capitais são:

      •  São Paulo: 8°C
      •  Belo Horizonte: 8°C
      •  Rio de Janeiro: 12°C
      •  Vitória: 17°C

      Além das capitais, amplas áreas dos quatro estados do Sudeste também devem amanhecer com marcas inferiores a 10°C até o sábado (14). A Climatempo alerta ainda que as tardes devem ser as mais frias do ano na região até o fim de semana.

      O ar polar também expandiu sua influência, atingindo não apenas o Sudeste, mas também o Sul do país e parte do Centro-Oeste. Em estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso do Sul e o sul de Minas Gerais, as temperaturas podem ficar até 5°C abaixo da média para o período, segundo os meteorologistas.

      Com a intensificação do frio, cresce também o risco de formação de geada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a região central dos estados do Sul e o sul de Minas Gerais devem registrar temperaturas próximas de 3°C até o fim da semana, o que favorece a ocorrência desse fenômeno. A geada ocorre quando há formação de uma camada de gelo sobre as superfícies, devido à combinação de temperaturas muito baixas e alta umidade do ar.

      A partir do sábado à tarde, no entanto, a expectativa é de que a massa de ar polar comece gradualmente a se afastar do Brasil. Com isso, segundo os meteorologistas, o frio deve perder intensidade e o retorno do sol ajudará a elevar as temperaturas já a partir de domingo (15).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...