TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Confira a previsão do tempo para o final de semana

      No Rio Grande do Sul, a quinta-feira amanheceu com aumento de nebulosidade e chuvas mais fortes ao norte e na Serra Gaúcha

      Mapa do Brasil no Google Maps (Foto: Google Maps)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Uma nova frente fria começou a avançar pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (7) e deve derrubar as temperaturas em boa parte do país nos próximos dias. A informação foi publicada pelo g1, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema traz instabilidade ao Sul já nesta quinta e, a partir de sexta-feira (8), deve espalhar uma massa de ar polar, provocando frio intenso no fim de semana, especialmente nas regiões serranas.

      No Rio Grande do Sul, a quinta-feira amanheceu com aumento de nebulosidade e chuvas mais fortes ao norte e na Serra Gaúcha. Ao longo do dia, as instabilidades se deslocam também para o interior de Santa Catarina e do Paraná, com possibilidade de temporais localizados. O risco maior é para áreas da serra e do oeste catarinense e para o extremo sul do Paraná.

      A expectativa é de que, já na madrugada de sexta-feira, o frio ganhe intensidade. Segundo o Inmet, há chance de precipitação invernal — como a chamada chuva congelada — na Serra Catarinense. Esse fenômeno ocorre quando a neve, ao passar por uma camada de ar mais quente, derrete parcialmente, mas volta a congelar antes de atingir o solo. O resultado são pequenos cristais de gelo que caem em forma de grãos.

      No fim de semana, o frio deve se espalhar para o Sudeste, com previsão de geada em áreas do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e interior de São Paulo. Também há alerta para quedas bruscas nos termômetros em municípios mais elevados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas previstas para o domingo (10) indicam forte influência do ar polar em grande parte do Centro-Sul.

      Previsão por região

      Sudeste: Na quinta-feira, o litoral sul de São Paulo poderá registrar pancadas de chuva devido à umidade vinda do mar, enquanto o restante do estado terá tempo firme com aumento de temperatura ao longo do dia. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a previsão é de tempo seco e índices de umidade em queda. O Espírito Santo pode ter chuva fraca e isolada em pontos específicos.

      Centro-Oeste: As áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul devem registrar geada no fim de semana, especialmente no amanhecer de sábado e domingo. A chegada do ar polar também fará cair as temperaturas no norte do estado e no sul de Mato Grosso.

      Norte: A combinação entre baixa pressão atmosférica e alta umidade manterá o tempo instável no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Nessas áreas, há previsão de chuvas persistentes nos próximos dias.

      Nordeste: Os ventos oceânicos devem concentrar a chuva no litoral da região. Na quinta, o tempo ficou instável entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, com possibilidade de pancadas mais fortes no litoral do Maranhão. No interior do Nordeste, o tempo permanece seco e quente, com baixos índices de umidade durante a tarde.

      Onda de frio em monitoramento

      Meteorologistas seguem acompanhando os dados para avaliar se essa massa de ar polar poderá ser classificada como uma nova onda de frio. Para isso, é necessário que o frio se mantenha intenso e persistente por vários dias, atingindo diferentes regiões com temperaturas abaixo da média histórica.Com o avanço do sistema, os cuidados se voltam para as populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua e moradores de áreas serranas, além de produtores rurais que enfrentam perdas em plantações sensíveis à geada.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...