TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Ciclone extratropical avança sobre o Brasil com ventos de até 130 km/h

      Fenômeno deve provocar estragos em diversos estados

      Chuva de granizo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um ciclone extratropical em formação deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil ao longo desta semana, provocando ventos que podem alcançar até 130 km/h, segundo alerta divulgado pela MetSul Meteorologia. A informação foi publicada pela CNN Brasil nesta segunda-feira (28).

      O sistema meteorológico se origina de um centro de baixa pressão que atua desde o último domingo (27) sobre o Rio Grande do Sul, onde já provoca chuva em praticamente todo o estado. A partir desta segunda, esse centro de baixa pressão deve avançar pelo Oceano Atlântico, dando origem ao ciclone extratropical, fenômeno que costuma gerar instabilidade intensa e rajadas de vento severas.

      De acordo com a MetSul, a ventania deve se intensificar ao longo desta segunda-feira, principalmente no sul do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e ao longo da faixa leste do Paraná até o litoral de São Paulo.

      A região litorânea do sul catarinense deve ser uma das mais atingidas pelas rajadas mais violentas.Além do litoral, a ventania também deverá alcançar áreas populosas. “Durante a segunda (25), a ventania chegará na capital paulista e na Grande SP, além da Serra do Mar e partes do Rio de Janeiro”, destacou o comunicado da MetSul.

      O alerta da meteorologia ainda prevê riscos para a infraestrutura das cidades. Em nota divulgada no domingo à noite, a MetSul alertou para possíveis consequências como destelhamentos, quedas de árvores, placas e até interrupções no fornecimento de energia elétrica.“Haverá ainda reflexos no serviço de energia no Paraná, mas em menor escala que no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, pela alta densidade populacional, e pelo vento atingir a Grande São Paulo, o número de clientes sem luz também poderá ser alto”, informou o boletim.

      Autoridades recomendam atenção redobrada em áreas vulneráveis e próximas ao litoral. Em situações como essa, é comum que ocorram interdições de vias, alagamentos e dificuldades no fornecimento de serviços públicos essenciais.A orientação da Defesa Civil e dos órgãos de meteorologia é para que a população evite sair de casa durante as rajadas mais fortes, mantenha-se longe de estruturas frágeis e informe-se por canais oficiais sobre a evolução do fenômeno nos próximos dias.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...