Calor beira 40ºC e baixa umidade coloca regiões em alerta nesta quinta
Veranico eleva temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste; Sul volta a ter tempo firme, mas temporais podem ocorrer à noite
247 - O Brasil enfrenta nesta quinta-feira (21) um dia de contrastes climáticos: enquanto parte do país sofre com calor intenso e ar seco, outras regiões registram chuva e risco de temporais. De acordo com a previsão do Climatempo, divulgada pelo portal Metrópoles, os termômetros podem alcançar quase 40ºC no Centro-Oeste e interior do Sudeste, com índices de umidade em patamares críticos, abaixo de 12%.
Na Região Sudeste, o tempo firme predomina e deve trazer máximas superiores a 35ºC em cidades do interior paulista. A Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio também enfrentam calor e ar seco, embora possam registrar pancadas isoladas de chuva no fim do dia. Já no oeste e litoral sul de São Paulo, há maior chance de instabilidade.
No Centro-Oeste, a situação é ainda mais preocupante. Goiás, Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso registram os menores índices de umidade do país, com risco para a saúde. Brasília segue há mais de dois meses sem chuva significativa, reforçando o cenário de estiagem severa. Em Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas podem ocorrer apenas no sul do estado, acompanhadas de raios.
Sul volta a ter instabilidade
Após o afastamento da frente fria, o Sul do país teve a volta do tempo firme nesta quinta. Porém, novas instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão devem se formar à noite, com previsão de chuva moderada e possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Durante o dia, os termômetros ainda podem chegar a 30ºC em algumas cidades.
Chuva no Norte e Nordeste
No Nordeste, a entrada de umidade do oceano mantém o cenário de instabilidade no litoral. Há risco de temporais em Maceió e chuva forte em Aracaju. Também são esperadas precipitações entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, além do litoral sul da Bahia. No interior da região, o calor predomina e o alerta é para a baixa umidade, especialmente no oeste da Bahia, Pernambuco, sul do Piauí e Maranhão.
Já na Região Norte, as chuvas se concentram no Amazonas e em Roraima, com possibilidade de pancadas fortes localizadas. O Amapá deve registrar instabilidade isolada, enquanto Rondônia encara temperaturas acima de 35ºC.
Veranico se prolonga
Segundo os meteorologistas, a elevação das temperaturas está ligada a uma massa de ar seco que se espalha pelo Sudeste e Centro-Oeste. O fenômeno, conhecido como veranico, deve se manter pelos próximos cinco dias, prolongando o período de calor dentro de uma estação fria.