China desenvolve sistema meteorológico de ponta e fortalece cooperação global
País cria a maior e mais integrada rede de observação meteorológica, expandindo serviços para 153 países e regiões
247 - A Administração Meteorológica da China (CMA) anunciou neste sábado (11) avanços significativos no desenvolvimento do sistema meteorológico do país, destacando que a China construiu o maior e mais completo sistema de observação meteorológica do mundo, informa o Global Times. O sistema integra tecnologias baseadas em terra, mar, ar e espaço, e representa um marco na capacidade de monitoramento climático do país durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), conforme relatado pela China Central Television (CCTV).
O novo sistema chinês é composto por nove satélites meteorológicos Fengyun, 842 radares meteorológicos e mais de 90 mil estações de observação em solo. Além disso, o sistema de sondagem BeiDou, desenvolvido internamente, alcançou um nível de excelência global, rompendo o monopólio do GPS na área de sondagem atmosférica. De acordo com Bi Baogui, vice-administrador da CMA, as capacidades de monitoramento da rede de radares meteorológicos do país, que cobre mais de 90% das áreas densamente povoadas, atingiram um nível avançado globalmente, tornando a China líder em observação climática.
O sistema também tem se destacado no monitoramento de fenômenos meteorológicos de grande escala, com uma taxa de detecção de condições climáticas severas superior a 80%, o que permite uma maior precisão no acompanhamento de eventos climáticos perigosos em escala mesosclálica. A integração de 35 pequenos satélites comerciais meteorológicos ao sistema da CMA contribuiu para aumentar a capacidade de observação, especialmente em cenários de ocultação, ampliando ainda mais a cobertura do sistema Fengyun.
No campo da previsão e alerta de desastres, a China também deu um passo significativo com a implementação do sistema de alerta precoce multi-risco MAZU, lançado pela CMA em julho. Este sistema já está em operação em diversos países ao redor do mundo, ajudando na prevenção e mitigação de desastres naturais. Durante a coletiva, um porta-voz da CMA ressaltou que a China tem compartilhado seus avanços em serviços meteorológicos e práticas de alerta precoce com nações de diferentes continentes, criando plataformas de alerta que são agora acessíveis globalmente.
Atualmente, mais de 100 produtos meteorológicos estão disponíveis para o público, abrangendo 12 categorias e servindo a 153 países e regiões ao redor do mundo. Com isso, a China não apenas fortalece sua posição no setor de meteorologia, mas também desempenha um papel crucial no fornecimento de dados essenciais para a gestão de desastres naturais e a preservação ambiental em nível global.