Padre é denunciado por intolerância religiosa após atacar o candomblé ao debochar da morte de Preta
Durante homilia na Paraíba, sacerdote ironizou fé de Preta Gil e questionou a atuação dos orixás, gerando revolta de líderes de religiões de matriz africa
247 - O padre Danilo César foi denunciado por intolerância religiosa após falas consideradas ofensivas durante uma missa celebrada no último domingo (27), em Areial, município do interior da Paraíba. As declarações polêmicas, feitas durante a homilia, repercutiram nas redes sociais e provocaram repúdio de entidades ligadas às religiões de matriz africana. As informações são do portal Metrópoles.
Na celebração, que chegou a ser transmitida no canal oficial da Paróquia de Areial no YouTube — e posteriormente retirada do ar —, o sacerdote mencionou a cantora Preta Gil, que morreu em 20 de julho, vítima de um câncer no intestino, e fez críticas à sua fé.“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse o padre, em tom de ironia ao Candomblé, religião praticada por parte da família da artista.
Em outro momento do discurso, o padre atacou fiéis da própria Igreja Católica que, segundo ele, recorrem a práticas espirituais não reconhecidas pelo catolicismo. “Tem católico pedindo coisas ocultas. Eu queria que o diabo viesse e levasse”, afirmou.
As falas motivaram a reação imediata de integrantes de comunidades religiosas afro-brasileiras. Rafael Generino, presidente da Associação Cultural Mãe Anália Maria de Souza, liderou a formalização de um boletim de ocorrência e prometeu levar o caso ao Ministério Público da Paraíba. A manifestação de repúdio também foi publicada em suas redes sociais.
“Deus é amor e respeito ao próximo, onde infelizmente esse senhor que se diz sacerdote prega o ódio e o preconceito e ainda amedronta em pleno culto em sua igreja”, escreveu Generino.
A homilia foi retirada do ar pela própria paróquia, mas os vídeos com os trechos mais controversos já circulavam amplamente pelas redes sociais até então. Até o fechamento desta reportagem, a Diocese de Campina Grande e a Paróquia de Areial, à qual o padre Danilo está vinculado, não haviam se pronunciado oficialmente sobre o caso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: