Jovens talentos do futebol: Yamal lidera lista do CIES com três brasileiros entre os 20 primeiros
Ranking destaca Lamine Yamal na liderança e Estêvão, Rayan e Pedrinho como representantes do Brasil no top-20
247 - O Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES) divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento que aponta os 200 jogadores sub-20 mais promissores do planeta. A pesquisa, publicada pelo O Globo, coloca o espanhol Lamine Yamal, de 18 anos, atacante do Barcelona, como o número um do ranking. O estudo também consagrou três brasileiros entre os 20 primeiros nomes da lista.
Segundo o CIES, a análise foi realizada a partir do chamado "capital de experiência", que considera o tempo em campo em jogos oficiais nos últimos 12 meses, o nível das competições disputadas e os resultados alcançados. Além disso, a entidade utilizou índices de desempenho com base em dados estatísticos coletados das partidas.
Brasileiros em destaque no top-20
O brasileiro mais bem colocado é Estêvão, de apenas 17 anos, hoje jogador do Chelsea, que ocupa a quarta posição. Ele está atrás apenas de Yamal, Pau Cubarsí (Barcelona) e Warren Zaïre-Emery (Paris Saint-Germain). O atacante Rayan, do Vasco, surge em 18º lugar, enquanto Pedrinho, do Zenit, fecha o top-20 como o terceiro brasileiro listado entre os jovens de maior potencial.
Presença de atletas em clubes brasileiros
Além dos destaques internacionais, o ranking de 200 nomes também inclui atletas que atuam no Brasil. O Botafogo aparece representado por Álvaro Montoro e Jordan Barrera; o Santos, pelo lateral Souza; e o Grêmio, pelo atacante Alysson. Há ainda jovens brasileiros que atuam no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, como Kauã Elias, Lucas Ferreira e Alisson Santana.
Top-20
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Pau Cubarsí (Barcelona)
- Warren Zaïre-Emery (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- Franco Mastantuono (Real Madrid)
- Jorrel Hato (Chelsea)
- Roger Fernandes (Braga)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Geovany Quenda (Sporting)
- Elías Montiel (Pachuca)
- Givairo Read (Feyenoord)
- Jesús Rodríguez (Como)
- Mamadou Sarr (Strasbourg)
- Jobe Bellingham (Borussia Dortmund)
- Ethan Nwaneri (Arsenal)
- Andrija Maksimović (RB Leipzig)
- Lucas Bergvall (Tottenham)
- Rayan (Vasco)
- Rodrigo Mora (Porto)
- Pedrinho (Zenit)