João Fonseca conquista ATP 500 na Suíça, terra de Roger Federer
Fonseca, de 19 anos, torna-se o mais jovem campeão desde 1989 com a principal vitória da sua carreira até agora
247 - O tenista João Fonseca conquistou neste domingo (26) o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, terra de grandes nomes do esporte, como o maior de todos os tempos, Roger Federer. A conquista é histórica, o maior resultado da carreira do carioca de 19 anos até agora.
Fonseca superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, por 2 sets a 0 (6x3; 6x4). Ele controlou a partida desde o início, confirmou seus saques com firmeza e impôs ritmo intenso e incansável.
-- Eu não sabia que era tão pesado (o troféu). Agradeço minha equipe. Sabemos o esforço que fizemos todos os dias. Fiz a promessa que se vencesse esse torneio eu rasparia o cabelo... Então em breve estarei careca. Foi minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Foi um prazer jogar aqui. Foi minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes. É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim - disse Fonseca, emocionado na premiação, de acordo com declarações divulgadas pelo site Globo Esporte.
Com a vitória inédita, Fonseca conquistou seu o segundo título ATP de sua carreira. Suas principais conquistas na categoria são:
- ATP de Buenos Aires
- ATP Next Gen de 2024
Com o título, Fonseca segue fazendo história no tênis mundial. "História em Basel. João Fonseca torna-se o mais jovem campeão desde 1989 com a maior vitória da sua carreira", destacou a ATP Tour nas redes sociais.


