HOME > Esporte

CBF anuncia mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026

O Campeonato Brasileiro começará em janeiro e a Copa do Brasil terá final com jogo único

Sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ) (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

247 - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) um pacote de mudanças significativas para o calendário nacional entre 2026 e 2029. Entre as alterações, estão a redução do número de datas dos campeonatos estaduais, a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para janeiro e a adoção de final única na Copa do Brasil.

De acordo com informações publicadas pelo O Globo, os estaduais passarão de 16 para 11 datas, disputados entre 11 de janeiro e 8 de março. Já o Brasileirão começará em 28 de janeiro, encerrando-se em 2 de janeiro do ano seguinte. A Copa do Brasil, por sua vez, terá sua decisão disputada em jogo único no dia 6 de dezembro, com a entrada dos clubes da Série A apenas a partir da quinta fase.

Redução de jogos e ampliação de participação

O presidente da CBF, Samir Xaud, explicou que as mudanças visam aliviar o calendário das principais equipes do país e ampliar a participação de clubes em torneios nacionais. “Essas mudanças têm objetivo de reduzir a carga de jogos das equipes que hoje enfrentam maratonas exaustivas (Série A, especialmente). E ampliar oportunidade de competições nacionais para equipes que passam muito tempo inativas”, afirmou.

Com a nova formatação, a Copa do Brasil passará a contar com 126 clubes, e os times da elite terão de uma a três partidas a menos ao longo da temporada.

Impacto internacional e desafios futuros

Segundo o diretor de competições da CBF, Júlio Avelar, a reformulação é uma resposta às dificuldades impostas pelo cenário internacional. “São 882 clubes no Brasil, mas apenas 124 em competições das quatro divisões nacionais”, destacou. Ele lembrou que as equipes da Série A chegam a disputar em média 67 jogos por ano, segundo dados de 2024.

A entidade também enfrenta a pressão do calendário global. A Conmebol adicionou playoffs na Copa Sul-Americana em 2023, que coincidiram com datas do Brasileirão. O Mundial de Clubes de 2025 consumirá nove datas, enquanto a Copa do Mundo de 2026 terá sua duração ampliada para 39 dias, retirando mais quatro datas do calendário nacional.

Ajustes para grandes eventos

Outro fator que pesou na decisão da CBF foi o impacto dos torneios internacionais sediados no Brasil. Em 2027, o país será palco da Copa do Mundo Feminina, que terá jogos disputados em estádios da Série A. Para isso, a entidade precisará reorganizar as competições nacionais, garantindo a liberação das arenas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...