Jean Lucas vai às lágrimas ao ser primeiro convocado do Bahia à Seleção após 34 anos
Meio-campista entrou na lista de Carlo Ancelotti para substituir Joelinton, do Newcastle-ING, cortado por lesão
247 - O técnico Carlo Ancelotti convocou, nesta quarta-feira (27), o meio-campista Jean Lucas, do Bahia, para a Seleção Brasileira. O camisa 6 do Esquadrão foi chamado após a lesão de Joelinton e estará à disposição para os próximos compromissos das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Chile e Bolívia, em setembro.
Com o chamado, Jean Lucas se torna o primeiro jogador do Bahia a vestir a camisa da Seleção Brasileira em 34 anos. O último havia sido o meia Luís Henrique, em 1991, quando disputou amistosos e a Copa América, somando dez jogos e quatro gols pela seleção.
Em clima de festa, o clube divulgou em suas redes sociais um vídeo da reação emocionada de Jean ao descobrir que foi selecionado por Ancelotti. Na gravação, o atleta é abraçado pelo técnico Rogério Ceni, confira:
Histórico tricolor na Seleção
O Bahia teve dez atletas convocados ao longo da história. A primeira vez aconteceu em 1957, com Henrique, Zé Alves, Otoney, Wassil e Vicente Arenari. Em 1989, ano do título brasileiro, os ídolos Zé Carlos, Bobô e Charles foram chamados — este último marcou três gols em nove jogos com a camisa amarela. Luís Henrique, em 1991, foi o último representante até a convocação de Jean Lucas.
Gratidão e emoção
Em entrevista no CT Evaristo de Macedo logo após a confirmação, Jean Lucas afirmou ainda ter dificuldade de processar o sentimento após receber a notícia: “acho que somente gratidão a Deus por tudo que vem fazendo na minha vida. Mix de emoção, não tem explicação para esse momento. Acho que vim trabalhando muito aqui no clube para essa oportunidade chegar”.
O jogador também agradeceu à família, ao técnico Rogério Ceni e aos companheiros de elenco. Segundo ele, a comemoração no vestiário foi marcada por gritos e abraços.
“Caio [Alexandre] foi lá na fisioterapia gritando, pulando, e todo mundo chegou. Foi um momento muito especial e estou muito feliz”, relatou.
No Bahia desde 2024, Jean Lucas soma 103 jogos e 15 gols, sendo 41 partidas, seis gols e uma assistência apenas em 2025. Revelado pelo Flamengo, ele destacou a emoção de poder jogar novamente no Maracanã, agora vestindo a camisa da Seleção. “Esse era um dos meus sonhos: jogar no Maracanã com a camisa da seleção brasileira, na minha casa. Não tem coisa melhor”, afirmou.
Jean Lucas desejou melhoras a Joelinton e garantiu foco total para corresponder à confiança da comissão técnica. “Fiquei nessa ansiedade de ontem para hoje, mas agora é só felicidade. Estou preparado para esse desafio”, concluiu.
[Com informações do Esporte Clube Bahia]