HOME > Esporte

Câmera corporal em árbitros e sistema de detecção de impedimento serão testados em Mundial de Clubes

Pela primeira vez em um torneio de futebol da Fifa os árbitros usarão câmeras corporais, com imagens selecionadas transmitidas ao vivo para o público

Logo da Fifa próximo da sede da entidade, em Zurique, na Suíça 27/02/2022 (Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann)

PARIS (Reuters) - Árbitros usando câmeras corporais e um sistema de detecção de impedimento aprimorado estarão entre as principais inovações da Copa do Mundo de Clubes deste ano nos Estados Unidos, disse a Fifa nesta sexta-feira.

Pela primeira vez em um torneio de futebol da Fifa os árbitros usarão câmeras corporais, com imagens selecionadas transmitidas ao vivo para o público.

Uma nova versão avançada da tecnologia semiautomatizada de impedimento -- combinando inteligência artificial, diversas câmeras e sensores de bola -- será implantada para acelerar a tomada de decisões, mantendo a supervisão do VAR para decisões marginais.

"No entanto, em cenários de impedimento desafiador, o árbitro de vídeo ainda validará as informações fornecidas pelo sistema antes que a decisão seja tomada", disse a Fifa em um comunicado.

O torneio, que vai se expandir para 32 equipes este ano, servirá como um importante campo de testes para ambos os sistemas, disse o órgão regulador. Os representantes brasileiros são Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...