HOME > Esporte

Brasil vira sobre a China e estreia com vitória no Mundial de vôlei

Seleção começa campanha no torneio com triunfo por 3 sets a 1 e terá República Tcheca e Sérvia como próximos adversários

Brasil vira sobre a China e estreia com vitória no Mundial de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)

247 - A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou neste domingo (14) sua trajetória no Campeonato Mundial com vitória contra a China. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. Mesmo após perder o primeiro set, o Brasil se impôs e fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 19/25, 25/23, 25/22 e 25/21.

Terceiro colocado no ranking mundial, o time comandado por Bernardinho confirmou o favoritismo diante da seleção chinesa, atualmente na 26ª posição. O destaque da partida foi o ponteiro Arthur Bento, de apenas 21 anos, que terminou como o maior pontuador, com 17 pontos.

Caminho do Brasil na competição

Na sequência da fase de grupos, a equipe brasileira encara a República Tcheca nesta segunda-feira (15) e a Sérvia na quarta-feira (17). A primeira etapa reúne 32 equipes, divididas em oito grupos. Apenas as duas melhores de cada chave avançam para o mata-mata. As oitavas começam no dia 20 e a final está marcada para 28 de setembro, em Pasay City, nas Filipinas.

Histórico e rivais

O Brasil soma três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010), conquistados sobre Rússia, Polônia e Cuba, respectivamente. O time também acumula três vices — em 1982, diante da então União Soviética, e em 2014 e 2018, contra a Polônia. Na edição de 2022, os brasileiros ficaram com o bronze, após derrota para a Polônia na semifinal e vitória sobre a Eslovênia na disputa pelo terceiro lugar.

A Itália chega como atual campeã e segunda maior vencedora, com quatro conquistas. A Rússia, mesmo ausente neste ciclo, continua liderando o ranking histórico, com seis títulos mundiais.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...