HOME > Entrevistas

"Tem que ser no andar de cima”: Rogério Correia critica pressão por cortes em saúde e educação

Deputado defende em entrevista à TV 247 que os ricos devem pagar a conta e rechaça propostas da extrema-direita e do Centrão

Rogério Correia (Foto: Kayo Magalhaes / Câmara)

247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou, em entrevista à TV 247, que o caminho para a sustentabilidade fiscal do Brasil passa por medidas que atinjam diretamente os mais ricos, em vez de penalizar novamente a população mais pobre. 

A fala ocorre no momento em que o Congresso pressiona o governo por cortes de gastos, resistindo a propostas do Executivo que visam reequilibrar o orçamento por meio de mudanças na estrutura tributária.

 "O que a base neoliberal quer fazer, o Centrão e a extrema-direita, é cortar os investimentos em educação e saúde, que passariam a ter apenas um reajuste com base no arcabouço fiscal, diminuindo muito a verba. Isso não será feito, como determinou o presidente Lula. Temos que mexer em outros pontos, e tem que ser no andar de cima, como defende o ministro Fernando Haddad. Não tem mais condições de pedir sacrifício para o andar de baixo", afirmou o parlamentar.

As propostas que enfrentam resistência no Congresso incluem o aumento do IOF, a elevação da taxação sobre apostas (bets), a tributação de lucros com títulos públicos que hoje são isentos e a alteração de impostos sobre outras aplicações financeiras. Também estão previstas medidas para conter despesas e garantir o cumprimento da meta fiscal de 2025, como definido pelo governo.

Correia reforçou que a diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está alinhada com essa visão:

"O presidente Lula disse que a MP deve impor mudanças ao andar de cima", disse o deputado.

Assista: 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...