TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      China avança com carros elétricos e expõe fragilidade dos EUA, aponta Marco Fernandes

      Para o jornalista, u, a indústria chinesa se consolidou e atingiu um patamar de competitividade “inalcançável”

      (Foto: Reuters)
      Dayane Santos avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O jornalista Marco Fernandes afirmou em entrevista ao programa Giro das Onze que a indústria chinesa de carros elétricos atingiu um patamar de competitividade “inalcançável” para os Estados Unidos e demais potências ocidentais.

      Segundo o correspondente do Brasil de Fato em Moscou, a China soube repetir a estratégia já usada na produção de celulares: atraiu empresas estrangeiras como a Tesla, absorveu conhecimento tecnológico e, em pouco tempo, passou a superar concorrentes globais. 

      “Não há mais nenhuma possibilidade de competição com a indústria de carros elétricos chineses, essa é a verdade. Eles aprenderam a fazer e fizeram melhor”, afirmou.

      O jornalista, que morou na Chinadestacou ainda a trajetória da montadora BYD, que começou produzindo baterias de celular e hoje controla praticamente todo o ciclo da cadeia automotiva, da mineração até a exportação. 

      “Eles produzem cerca de 75% das partes do automóvel, inclusive os navios que exportam os veículos. Com isso, garantem qualidade e taxas de lucro que nenhuma outra empresa no mundo consegue alcançar”, explicou.

      Fernandes lembrou que o desdém de Elon Musk pela concorrência chinesa já não encontra respaldo na realidade. “A Tesla tem enfrentado queda nas vendas enquanto os preços dos carros chineses permanecem imbatíveis”, observou.

      Carregando anúncios...