HOME > Empreender

Setor de serviços lidera abertura de pequenos negócios e sustenta crescimento da economia

Em 2025, mais de 2,2 milhões de novos pequenos empreendimentos foram criados no setor, que já reúne 12,3 milhões de negócios ativos

Setor de serviços lidera abertura de pequenos negócios e sustenta crescimento da economia (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

247 - O setor de serviços consolida-se como o motor da economia brasileira em 2025. Somente entre janeiro e agosto, mais de 2,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram formalizados nessa área, segundo levantamento do Sebrae. O número corresponde a 63% de todos os novos negócios abertos no país no período.

Os dados reforçam a tendência positiva já registrada pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o volume de serviços avançou 0,3% em julho, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento. No acumulado de 2025, a alta já chega a 2,6%.

O dinamismo do setor não se limita aos índices macroeconômicos. Atualmente, há mais de 12,3 milhões de pequenos empreendimentos de serviços ativos em todo o território nacional. Apenas em agosto, o Sebrae identificou, com base em dados da Receita Federal, a abertura de 262 mil novos negócios. A expectativa é de continuidade desse movimento, sustentado pelo ambiente favorável à formalização e pelo perfil resiliente dos empreendedores brasileiros.

“O resultado é reflexo de uma política econômica bem estruturada e conduzida pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin que coloca a população no centro do orçamento e das políticas públicas”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima. Para ele, o desempenho é também fruto da coragem e persistência dos empreendedores: “São aqueles que nunca desistem, resilientes e que sabem se virar. São homens e mulheres que acordam cedo, enfrentam as adversidades e, além disso, geram emprego e renda para outras pessoas”.

Entre os segmentos que mais cresceram neste ano, o transporte rodoviário de carga lidera, com 206 mil novas empresas abertas. Em seguida aparecem os serviços de malote e entrega (195 mil), publicidade (185 mil), cabeleireiros (170 mil) e atividades de ensino (149 mil), mostrando a diversidade e a força do setor de serviços na geração de trabalho e renda.

Carregando anúncios...