Rede do Sebrae impulsiona turismo e beneficia mais de 25 mil pequenos negócios no país
Iniciativa lançada em 2022 estruturou 338 roteiros turísticos em 20 estados e fortaleceu a economia local com experiências sustentáveis
247 - Em apenas três anos de atuação, a Rede de Agentes de Turismo, criada pelo Sebrae em 2022, consolidou-se como uma das principais iniciativas de fortalecimento do turismo sustentável e comunitário no Brasil. Segundo dados apresentados pela instituição, o programa já beneficiou mais de 25 mil pequenos negócios em mais de 700 municípios, abrangendo todas as regiões do país. Ao todo, foram 338 roteiros turísticos estruturados, reunindo cerca de 630 produtos de experiência.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (8) pela analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, durante o painel “Da Estratégia ao Mercado: Diversificação da Oferta de Produtos Turísticos no Brasil”, na 52ª Expo ABAV, evento que ocorre até sexta-feira (10), no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Germana ressaltou que a criação da Rede teve como foco integrar sustentabilidade, valorização comunitária e geração de renda. “O papel do Sebrae nesse projeto é estimular os empreendedores a participarem da estruturação e criação de produtos turísticos que criem experiências inesquecíveis para os turistas”, afirmou. Segundo ela, a iniciativa tem impulsionado o desenvolvimento local, especialmente em regiões com potencial turístico ainda pouco explorado.
O gestor de Turismo do Sebrae Pará, Pericies de Carvalho, destacou os resultados obtidos no estado, que sediará a COP30, e onde já estão em funcionamento 11 rotas turísticas estruturadas. De acordo com ele, a criação dos roteiros foi baseada em estudos e dados sobre as características regionais, com foco na identidade cultural e na sustentabilidade.
“Essas rotas foram planejadas para que os pequenos grupos consigam oferecer uma experiência diferenciada, com mais calma e acolhimento, mostrando o dia a dia das comunidades”, explicou Carvalho. Ele acrescentou que cinco produtos turísticos já estão sendo comercializados, sendo dois deles em mercados internacionais, o que demonstra a viabilidade e o potencial de expansão do projeto.
A experiência maranhense também foi apresentada no evento. A gestora de Turismo e Artesanato do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, relatou que o projeto está presente em 42 municípios, com 23 produtos turísticos já estruturados. “Estamos construindo todo um processo, que não se faz da noite para o dia. Precisamos de dedicação para enfrentar desafios como o de romper o preconceito de alguns empreendedores com o novo, e temos conseguido, pois o processo de roteirização estimula o sentimento de pertencimento”, destacou.
Em Goiás, a gestora de Turismo do Sebrae, Priscila Vilarino, apresentou a Rota Viva Veadeiros, considerada a primeira rota de turismo de bem-estar do Brasil, situada em um dos destinos mais conhecidos do estado. “Foram feitos diversos diagnósticos para a criação dessa rota e de outras experiências turísticas no estado. O nosso objetivo era criar roteiros certeiros. Em 2022, o estado de Goiás não possuía nenhuma rota. Em apenas três anos conseguimos estruturar e colocar em prática oito rotas”, afirmou.