HOME > Empreender

Programa Supernova abre inscrições para criar startups tecnológicas em escolas e universidades

Iniciativa nacional estimula professores e estudantes a desenvolverem projetos inovadores e conectados a ecossistemas de empreendedorismo

Programa Supernova abre inscrições para criar startups tecnológicas em escolas e universidades (Foto: Reprodução/Freepik )

247 - O programa Supernova está com inscrições abertas para professores e estudantes da Educação Profissional e Superior de todo o Brasil até o dia 10 de novembro. A iniciativa, realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca fomentar a criação de negócios baseados em tecnologia e inovação, conectando a educação a ecossistemas de empreendedorismo e economia inteligente.

Com uma jornada híbrida e colaborativa, o Supernova reúne equipes de 2 a 5 integrantes, sempre orientadas por um professor, para o desenvolvimento de projetos de startups voltados à transformação social. As propostas devem responder a demandas reais do mercado e da população, combinando criatividade, tecnologia, visão estratégica e trabalho em equipe.

Durante o programa, os participantes terão aulas ao vivo e gravadas, além de acesso a conteúdos exclusivos e metodologias práticas que apoiarão a construção dos projetos. Ao final, todas as equipes apresentarão um pitch e um modelo de negócio, que serão avaliados por um painel de especialistas renomados do ecossistema de inovação brasileiro.

Segundo Paulo Puppin Zandonadi, coordenador de programas de startups e ecossistemas de inovação do Sebrae, o Supernova vai além da capacitação de alunos e professores. “O Supernova também estimula e premia os ambientes de inovação e incubadoras que existem dentro das instituições de ensino, para que elas possam complementar os projetos. Além de premiações para os estudantes e professores, os ambientes de inovação mais participativos no programa também serão premiados”, afirma.

Os melhores projetos de cada estado serão premiados com uma viagem totalmente custeada para conhecer centros de inovação de destaque no país, proporcionando aos participantes uma imersão em ambientes de fomento à inovação e conexões com profissionais e empreendedores do setor.

As inscrições podem ser realizadas até 10 de novembro no site oficial do programa. As primeiras aulas começam em 17 de novembro, abordando temas como definição de problema, marketing e vendas. A entrega dos projetos está prevista para a primeira quinzena de dezembro, e o resultado final será divulgado em 28 de janeiro de 2026.