Programa Inova Cerrado impulsiona negócios sustentáveis no Distrito Federal
Sebrae apoia empreendedoras que transformam biodiversidade do Cerrado em cosméticos e produtos artesanais, gerando inovação e conexões
247 - Participar do programa Inova Cerrado, iniciativa do Sebrae, foi um marco na trajetória das empreendedoras negras e LGBTQIA+ Ana Elizabeth e Kelly Luana, de Ceilândia (DF). Elas criaram a Tom de Ébano, marca que transforma elementos do bioma em experiências sensoriais por meio de produtos artesanais voltados ao bem-estar.
Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, a participação no programa abriu novas perspectivas para o negócio. Em 2024, com incentivo do Inova Cerrado, nasceu a ideia do home spray Baunilha do Cerrado, um produto que fortalece o portfólio da marca. “Conhecemos pessoas incríveis que nos apresentaram novas matérias-primas do bioma, o que abriram portas para ampliar nosso portfólio e apostar em inovação”, relatou Ana.
O Inova Cerrado tem como objetivo fomentar pequenos negócios, startups e empreendimentos alinhados à bioeconomia, com foco na preservação e no uso sustentável dos recursos do bioma — o segundo maior do Brasil. O programa oferece capacitação, mentorias e conexão com o ecossistema de inovação, além de incentivo financeiro em algumas etapas.
Além da melhoria na qualidade e competitividade dos produtos, Ana e Kelly destacam a importância da rede de contatos construída ao longo do processo. As duas empreendedoras hoje mantêm parcerias com empresas e cooperativas locais, fortalecendo não apenas a Tom de Ébano, mas também a comunidade empreendedora da região.
Outra beneficiada pela iniciativa é Natália Ofão, criadora da marca Cuidados do Cerrado, que também participou do programa. “Quando o Inova Cerrado entrou em nossa história, tudo mudou. As capacitações, mentorias e conexões abriram portas para inovação, gestão mais estratégica e práticas ainda mais sustentáveis. Aprendemos a estruturar processos, profissionalizar o negócio e planejar um crescimento sólido, sem perder nossa essência artesanal”, afirmou a empreendedora.
A trajetória de Natália começou de forma simples e pessoal: para tratar marcas de acne, desenvolveu um sérum natural à base de óleos vegetais e essenciais. A receita caseira evoluiu e se transformou em uma linha completa de cosméticos naturais e veganos, dando origem à Cuidados do Cerrado.
Em 2025, o Inova Cerrado entrou na fase de Tração, contemplando 220 empreendedores com bolsas de R$ 6,5 mil mensais por seis meses. O processo inclui workshops coletivos, mentorias individuais e quatro encontros presenciais, voltados à construção de conexões entre os participantes, o mercado e o ecossistema de inovação.
“Nesta etapa, as propostas selecionadas não apenas recebem mentorias individuais para dificuldades particulares que enfrentam como também auxílio financeiro para que possam investir no desenvolvimento do negócio”, explicou Sandra Paraíso, assistente da Unidade de Inovação do Sebrae.
O programa segue até a primeira semana de dezembro, reforçando a aposta do Sebrae em uma bioeconomia inovadora e sustentável, capaz de valorizar o Cerrado e gerar impacto social, econômico e ambiental.