HOME > Empreender

Empreendedora transforma realidade de pessoas trans por meio da Capacitrans e apoio do Sebrae

Andrea Brazil criou projeto de capacitação para LGBTQIA+ após sofrer preconceito e hoje impacta centenas com cursos e oportunidades de renda

Cursos profissionalizantes da Capacitrans já atraíram mais de 500 pessoas. (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

247 - A trajetória da travesti Andrea Brazil mostra como o empreendedorismo pode ser um caminho de superação, transformação e liderança. À frente da Capacitrans, organização da sociedade civil que promove capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo para pessoas LGBTQIA+, ela usa sua própria vivência para impulsionar mudanças. A história foi destacada em matéria publicada pelo Sebrae no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, data que reforça a importância de garantir visibilidade e espaço para grupos historicamente vulnerabilizados.

Mais do que uma alternativa de renda, empreender tornou-se um instrumento de autonomia e dignidade para pessoas LGBTQIA+, que frequentemente enfrentam exclusão no mercado de trabalho formal. Com esse olhar, o Sebrae tem ampliado seu apoio a iniciativas que promovem inclusão e diversidade, fortalecendo negócios liderados por essa população e incentivando o protagonismo de empreendedores como Andrea.

A criadora da marca Andrea Brazil – Moda Além de Gêneros começou sua jornada com um salão de beleza montado em uma quitinete, como resposta à discriminação que sofreu em ambientes corporativos. No espaço, passou a oferecer cursos de moda, imagem pessoal e empreendedorismo voltados especialmente para pessoas trans. “Eu não queria que outras pessoas LGBTQIA+ sofressem todos os preconceitos que eu sofri”, afirma. “Com o tempo, percebi que o projeto não era só ensinar a minha equipe. Era ensinar pessoas a não serem reféns nem das ruas e esquinas, nem do mercado de trabalho que não contempla nossa população.”

O ponto de virada veio com a participação no Empretec, programa da ONU executado exclusivamente pelo Sebrae no Brasil. Andrea fez a formação gratuitamente e destaca a importância do curso para sua trajetória. “O certificado do Empretec do Sebrae é o primeiro documento que eu tenho com meu nome social. Isso é muito significativo para uma pessoa trans”, conta. “Ter o nome social em um documento abate 50% do preconceito em uma contratação, em um atendimento no hospital, entre outras situações.”

O reconhecimento de suas habilidades empreendedoras veio com a conquista de três editais de fomento no segundo ano da Capacitrans. “Os investimentos eram maiores e eu precisaria montar uma equipe para trabalhar comigo. A ficha caiu: eu virei empreendedora.”

Desde então, mais de 500 pessoas LGBTQIA+ passaram pelos cursos da Capacitrans, nas áreas de moda, gastronomia, audiovisual e maquiagem. Segundo Andrea, cerca de 20% dos alunos conseguiram mudar sua realidade de vida a partir das oportunidades oferecidas. “Mais do que oferecer cursos, viramos uma família que só cresce”, afirma com orgulho.

Aos 50+, Andrea se prepara para expandir o projeto a outros estados com apoio da Coalizão Mais Brasil, enquanto finaliza a graduação em Direito. “Nunca pensei que aos 50+ eu fosse fazer uma faculdade. Ganhei uma bolsa de estudos e percebi que virei inspiração para outras pessoas da comunidade”, diz.

Sua história chegou ao grande público por meio do programa Conta a Virada, no canal do Sebrae no YouTube. “Muitas pessoas chegam até mim por causa do programa, que virou uma espécie de cartão de visitas do meu trabalho. Foi um presente que o Sebrae me deu ao mostrar que as pessoas trans, às vezes, só precisam de oportunidade.”

Capacitação e visibilidade

Além do Empretec, o Sebrae apoia iniciativas como o Programa Transcender, realizado anualmente no Rio de Janeiro. Voltado para microempreendedores individuais (MEI) LGBTQIA+, o programa oferece 54 horas de capacitação gratuita — presencial e on-line — nas áreas de planejamento, precificação, finanças, marketing digital e inovação. Os participantes ainda recebem consultorias individuais e têm a chance de expor seus produtos e serviços no evento Mercado Mundo LGBT+, em parceria com a Prefeitura do Rio.

Carregando anúncios...